Certa mulher vivia com um marido intemperante; ela própria também fora intemperante. Mas, ao conhecer os ensinamentos de Cristo, tornou-se sensata e procurou persuadir também o marido a ser moderado, citando a doutrina de Cristo e assegurando-lhe que os que não vivem com temperança e segundo a reta razão serão punidos no fogo eterno. Ele, porém, persistindo nos mesmos excessos, afastou-a de si por sua conduta. Ela considerou ímpio continuar vivendo como esposa de um homem que buscava de todo modo satisfazer os prazeres contra a lei da natureza e violando o que é justo, e quis divorciar-se.
2Como os amigos a persuadiram a continuar com ele, esperando que algum dia o marido desse sinais de mudança, ela contrariou os próprios sentimentos e permaneceu. Mas, quando o marido foi a Alexandria e soube-se que se comportava pior do que antes, ela — para não se tornar participante de suas maldades e impiedades ao continuar unida a ele no matrimônio, compartilhando sua mesa e seu leito — deu-lhe o que chamais carta de divórcio e separou-se dele.
3Esse nobre marido, que deveria alegrar-se porque ela abandonara as ações que antes cometia sem hesitar com os criados e empregados, quando se deleitava na embriaguez e em todo vício, e agora desejava que ele também as abandonasse, acusou-a, embora ela o tivesse deixado sem que ele o quisesse, afirmando que era cristã. Ela apresentou um requerimento a ti, Imperador, pedindo que primeiro lhe fosse permitido pôr seus assuntos em ordem e depois defender-se da acusação. Tu o concedeste. Como o antigo marido já não podia processá-la, dirigiu seus ataques contra um homem chamado Ptolomeu, a quem Urbico puniu e que fora seu mestre na doutrina cristã. Fez isso da seguinte maneira.
4Persuadiu um centurião, amigo seu, que lançara Ptolomeu na prisão, a interrogá-lo somente sobre uma coisa: se era cristão. Ptolomeu, amante da verdade e sem disposição para o engano ou a falsidade, confessou ser cristão; o centurião então o algemou e o puniu longamente na prisão. Por fim, quando o levaram a Urbico, fizeram-lhe uma única pergunta: se era cristão. Consciente de seu dever e da nobreza dele, segundo o ensinamento de Cristo, confessou ser discípulo da virtude divina. Pois quem nega algo ou condena a própria coisa, ou evita confessá-la por conhecer sua indignidade ou afastamento dela; nenhum desses casos se aplica ao verdadeiro cristão.
5Quando Urbico ordenou que o levassem à execução, um certo Lúcio, também cristão, ao ver a sentença irracional, disse a Urbico: “Qual é o motivo desta sentença? Por que puniste este homem, não como adúltero, fornicador, assassino, ladrão, salteador ou culpado de qualquer crime, mas apenas por confessar que é chamado cristão? Esta sentença, ó Urbico, não convém ao imperador Pio, nem ao filósofo, filho de César, nem ao sagrado Senado.” Urbico nada respondeu a Lúcio além disto: “Também me pareces ser um desses.” Lúcio respondeu: “Certamente sou.” E Urbico ordenou que também o levassem. Lúcio deu graças, sabendo que fora libertado de governantes tão perversos e que iria ao Pai e Rei dos céus.
6E ainda um terceiro, tendo se apresentado, foi condenado à execução.